sábado, 26 de março de 2011

COMO REZAR O TERÇO ( apostoladosagradoscoracoes.angelfire.com)


O Terço é Rezado assim:
Le Chapelet
1 – Fazer o Sinal da Cruz e recitar o CREDO.
2 – Recitar o PAI NOSSO.
3 – Recitar três AVE MARIA, uma em cada pequena conta, em honra a SANTÍSSIMA TRINDADE.
4 –Recitar o GLORIA AO PAI, ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO.
5 – Anunciar o Primeiro Mistério do Terço (que é diferente nos dias da semana, ver abaixo) e logo a seguir rezar um PAI NOSSO.
6 – Rezar 10 AVE MARIA, uma em cada continha, e à medida que for rezando, meditar no conteúdo do Mistério desta dezena e que conforme dissemos, é diferente nos dias da semana.
7 – No final da dezena recitar o GLORIA AO PAI, etc.
Recitar uma ou duas Jaculatórias.
8 – Anunciar o Segundo Mistério (que da mesma forma, é diferente nos dias da semana) e logo a seguir recitar o PAI NOSSO. E segue com as AVE MARIA conforme foi explicado.
Deste modo, você vai rezando até o final do TERÇO. Após as orações referentes ao 5º Mistério, concluir com uma SALVE RAINHA.
Para saber corretamente cada Mistério, conhecer a Origem do Terço, as suas Orações e seus notáveis benefícios, clicar nos links a seguir:
MISTÉRIOS GOZOSOS - Rezar as 2ª feira e Sábado.
MISTÉRIOS DOLOROSOS - Rezar as 3ª feira e 6ª feira.
MISTÉRIOS GLORIOSOS - Rezar as 4ª feira e Domingo.
MISTÉRIOS LUMINOSOS - Rezar as 5ª feira.




quinta-feira, 24 de março de 2011

o que é quaresma?( segundo a canção nova)

Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias , em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O "Glória", o "Aleluia" e o "Te Deum".

Na Quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quarta-feira da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Nesse tempo santo, a Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.

Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.
Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.

Por que a cor roxa?

A cor litúrgica deste tempo é o roxo que simboliza a penitênica e a contrição. Usa-se no tempo da Quaresma e do Advento.

Nesta época do ano, os campos se enfeitam de flores roxas e róseas das quaresmeiras. Antigamente, era costume cobrir também de roxo as imagens nas igrejas. Na nossa cultura, o roxo lembra tristeza e dor. Isto porque na Quaresma celebramos a Paixão de Cristo: na Via-Sacra contemplamos Jesus a caminho do Calvário

Qual o significado destes 40 dias?

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

O Jejum

A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício, mas também como uma maneira de educar-se, de ir percebendo que, o que o ser humano mais necessita é de Deus. Desta forma se justifica as demais abstinências, elas têm a mesma função. Oficialmente, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa.

Pela lei da igreja, o jejum é obrigatório nesses dois dias para pessoas entre 18 e 60 anos. Porém, podem ser substituídos por outros dias na medida da necessidade individual de cada fiel, e também praticados por crianças e idosos de acordo com suas disponibilidades.
O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviços de amor, em práticas de caridade. Os sacrifícios, que podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado.

Qual é a relação entre Campanha da Fraternidade e a Quaresma?

A Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização da ação comunitária, que para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação da Páscoa. Ela ajuda na tarefa de colocar em prática a caridade e ajuda ao próximo. É um modo criativo de concretizar o exercício pastoral de conjunto, visando a transformação das injustiças sociais.

Desta forma, a Campanha da Fraternidade é maneira que a Igreja no Brasil celebra a quaresma em preparação à Páscoa. Ela dá ao tempo quaresmal uma dimensão histórica, humana, encarnada e principalmente comprometida com as questões específicas de nosso povo, como atividade essencial ligada à Páscoa do Senhor.

terço dos homens

O Terço dos Homens  tem se mostrado muito forte em toda Diocese de Guarabira nos ultimos anos, o que é bom para evangelização de homens na igreja. Através do terço com Maria a realidade que a igreja só iria mulher vem acabando,e graças a ela a conversão vem aumentando e muito.
 Essa é mais uma prova de que maria é sim intercessora mais uma vez provando a muitos que é santa e merece respeito.Vamos todos juntos fazer assim como Maria o mundo melhor!!.

terça-feira, 22 de março de 2011

simposio da campanha da fraternidade 2011


Proximo dia 05 de abril sera realizada uma sessão solene na câmara municipal de serra da raiz onde discutirá o tema da campanha da fraternidade 2011 FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA a Sessão será no predio da câmara a partir das 19:00hs com a presença de autoridades e do paroco Monsenhor José Andre.

palestrante:PROFESSOR CARLOS BELARMINO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA

Participe e vamos ajudar o planeta para que assim possamos melhorar nossa vida.

segunda-feira, 21 de março de 2011

141 ANOS DE HISTÓRIA



Na próxima quarta feira 30 de março a Paróquia de Nosso Senhor do Bom Fim de Serra da Raiz, estará completando 141 anos de História, e na Matriz teremos a santa missa as 19:00 hrs. Logo após a missa, teremos um bingo de um garrote, as cartelas do bingo estão sendo vendidas na secretaria da paróquia ou com os nossos animadores. Você é convidado a participar conosco das festividades em comemoração aos 141 anos da nossa Paróquia, e também a colaborar com ela para que o Reino de Deus possa crescer.
Em breve postaremos mais noticias sobre os eventos de nossa paróquia.

Abraço!

PASCOM (Pastoral da Comunicação Serra da Raiz)