sexta-feira, 8 de junho de 2012

Comemorações do mês de junho



Bispo Diocesano de Guarabira-PB
Secretário da CNBB Regional Nordeste 2




Terminado o tempo pascal com a Solenidade de Pentecostes, iniciamos o mês de Junho reiniciando o tempo comum. A vida renasce na Páscoa e, fecundada pelo Espírito de Pentecostes, desenvolve-se através do Tempo Comum. A Igreja vive o espírito do mistério pascal através dos domingos durante o ano. A cada oitavo dia, a Igreja celebra a Páscoa; é a Páscoa semanal.
Em particular, neste mês, comemoramos a Santíssima Trindade (dia 3) com o objetivo de mergulharmos neste mistério central de nossa fé. Um só Deus em três pessoas: Deus é um só, uma Essência eterna, infinita, onipotente, imutável. A Solenidade da Santíssima Trindade nos convida a viver e agir em comunidade. A Trindade é modelo de perfeição e de comunidade. Diante do mistério do Deus Uno e Trino não nos resta senão adorar e dizer: “Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo”.
A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (dia 7), dia santo de guarda e feriado, é celebrada na quinta-feira depois da Solenidade da Santíssima Trindade, comemorando a presença de Cristo em sua Igreja como “Sacrifício Eucarístico de seu Corpo e Sangue, memorial de sua Morte e Ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que Cristo nos é comunicado em alimento, o espírito é repleto de graça e nos é dado o penhor da futura glória” (SC, 47). Em cada Missa é exclamado: “Eis o mistério da fé!”. A Eucaristia celebra toda a fé cristã, todo o mistério de Cristo e da Igreja.
No dia 9 de junho comemoramos também, o Bem-aventurado José de Anchieta, apóstolo do Brasil, como missionário que viveu entre nós.
Na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus (dia 15), a Igreja celebra as ações de Jesus Cristo, repletas de amor e misericórdia, simbolizadas por seu coração. O amor de Deus se encarnou, em Jesus Cristo, que passou por este mundo fazendo o bem. Nesta solenidade celebramos o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero. Que todos os sacerdotes estejam no Coração que os amou até o fim.
A Solenidade do Nascimento de São João Batista (dia 24) o mostra como o maior entre os nascidos de mulher, o único dos profetas que mostrou o Cordeiro redentor, o Batista que batizou o autor do Batismo e o mártir que deu o verdadeiro testemunho de Cristo. Que seu exemplo nos estimule a cumprir a nossa missão, sem jamais pretender ser o que não somos.
A Solenidade de São Pedro e São Paulo (dia 29), santos apóstolos, duas colunas da Igreja, que no Brasil foi transferida para o domingo, nos dá ocasião para aprofundar o nosso amor à Igreja e a nossa missão aos povos. Em ambos vemos a nossa missão de discípulos missionários e anunciadores do Evangelho para os povos, fundadores de comunidades cristãs e testemunhas de Cristo até o martírio. Dia do Papa. Rezemos pelo Bispo de Roma e todos os pastores da Igreja. Que todas as comemorações no mês de junho alimentem ainda mais a nossa fé e o nosso testemunho no mundo.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Corpus Christi




  Nesta quinta-feira, 07, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi. Nome que vem do latim e significa “Corpo de Cristo”.
A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

  Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.

 "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).

  Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.

  No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

  A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

  Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.


                                                                                                                  fonte: Canção Nova Notícias

domingo, 3 de junho de 2012

Amor imenso


Amados irmãos e irmãs, existe uma mão amiga que nos protege e nos faz avançar; uma poderosa mão que nos levanta quando caímos, uma terna mão que cuida com carinho e que cura as feridas de nossa alma. Muitas vezes não percebemos este valioso amparo, No entanto, devemos sempre confiar neste auxílio favorável, sobretudo nos momentos de incerteza.
Sabemos que na maioria das vezes, diante das frustrações e perseguições somos tentados em desistir de acreditar nesta intervenção Divina; entretanto é salutar pedir a Deus o revigoramento da Fé; e assim aprender com esses momentos de instabilidade para crescer na santidade. Somos herdeiros do céu! Como nos ensina São Paulo (Rm 14,17), porque somos filhos! E este título adquirido por meio do Santo Batismo é a maior arma contra o desânimo e a incredulidade.
Portanto, busquemos cada vez mais experimentar a Graça fiel de Deus em nossa vida; pois por meio de Jesus Cristo fomos inseridos na vida Divina, e esta realidade não podemos jamais negar. Deus no seu Amor Imenso nos resgatou e nos adotou como filhos. Podemos chamá-lo de Pai pelo Espírito que recebemos e que clama em nós “Abbá Pai” (Rm 8,15).
Envolvidos por este grande Amor de Deus, prossigamos com alegria e coragem por este caminho que nos leva ao céu. Deus nos chama pelo nome e nunca nos abandona nesta longa caminhada.
Que a Doce Mãe de Deus, Sacrário da Santíssima Trindade rogue a Jesus por nós.
Deus abençoe a todos!
                                                              




 Pe. José André CDMD