domingo, 12 de fevereiro de 2012

Religião do Perdão

            
               Quantas vezes devemos perdoar? Esta foi a pergunta que Pedro Apóstolo, fez a Jesus de Nazaré. A resposta do Mestre surpreendeu, não somente a Pedro, mas a todos nós seguidores de Cristo. “Setenta vezes sete” (Mt 18,22), que quer dizer SEMPRE. Esta afirmação de Cristo, com certeza, mexe com toda a nossa estrutura humana, pois muitas pessoas possuem uma dificuldade enorme de oferecer o perdão. Mas, em Jesus temos o real conhecimento de que, conceder o perdão é uma grande obrigação.
“Um ser humano guarda raiva contra outro: como poderá pedir perdão dos seus pecados?” Eclo 28,3
              Caríssimos, somos da religião do perdão e não dá vingança. Contemplando o Evangelho de Jesus Cristo, percebemos esta grande novidade, que nos insere na vida Divina e que nos liberta de todo ódio e ressentimento. Jesus na cruz, diz ao Pai: “Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!” (Lc 23, 14). Como é profunda esta Palavra, que inspirou tantos santos a oferecerem o perdão, e que também, nos ilumina para vivermos de uma maneira mais sadia. Na força do perdão, a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo se destaca como luz, perante um mundo marcado por tantos sinais de violência e discórdias.
             Amados irmãos e irmãs, perdoar não é esquecer o mal que foi feito, mas superá-lo na força do amor. Esta grande força pode transformar o mundo, tornando-o mais humano e fraterno. Sei o quanto é difícil viver o perdão, no entanto, devemos fazer todo esforço possível em Deus, para agir de acordo com a Sua santa vontade. Perdoar de coração é um ato Divino, só unido a Cristo conseguiremos. Portanto, que o nosso “ato de fé” não nos afaste da Eucaristia, por não conseguirmos perdoar tal pessoa de coração, pelo contrário, na força da Palavra de Deus procuremos, rapidamente, a “reconciliação que é o brilho de nossa alma” como nos ensina Inaldo Alexandre, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Doce Mãe de Deus. Sem o alimento do céu nossa vida fica sem sentido e nossa alma desnutrida. Deste modo, procuremos o perdão.
             Tenho plena certeza que depois de nossa caminhada como peregrinos nesta terra, o Senhor nosso Deus, irá nos perguntar: “Onde está o teu irmão?” (Gn 4,9). Qual será a nossa resposta? Procuremos aquela que agrada o Senhor do Perdão. Reze nesta semana por todas as pessoas que precisam do teu perdão e deixemos Deus agir em nossas relações humanas.
Que a Doce Mãe interceda por nós!
                                                                                          Pe. José Andre