Mensagem do Padre

        É preciso saber segui-Lo

  Amados irmãos e irmãs, todos nós Cristãos devemos seguir de maneira fidedigna a pessoa de Jesus de Nazaré, e deste modo conhecê-lo mais profundamente através do Santo Evangelho. Tudo isso, sob a inspiração do Espírito Santo que nos faz recordar e viver os seus ensinamentos; temos Nele todas as respostas que precisamos para viver neste mundo. Ele mesmo se esvaziou de sua onipotência se humanizando, para nos ensinar como podemos proceder em todas as situações, sobretudo as mais complicadas que exige de nós amor extremo.

   Jesus o nosso grande amigo, nunca prometeu aos seus seguidores grandes riquezas neste mundo, ou curas espetaculares como muitos pregam. Tudo que Ele realizou tinha um fim: Tornar-nos filhos do Pai do Céu. Homens e mulheres livres e consequentemente FELIZES!

   As curas e os milagres que Cristo realizou tinham como objetivo último a nossa salvação. É só lembrar o relato evangélico, onde Ele fala para a sua mãe que ainda não era chegada a sua hora (Jo 2,3). Que hora é essa? Diz-nos São João no seu Evangelho: Hora de Salvação! Onde o último inimigo de Deus, a morte, seria aniquilado.

“É preciso saber segui-Lo para reconhecer o Senhor” (Os 6,3)
   Procuremos o Senhor já que Ele se deixa encontrar. E seguindo os seus passos, entrando no seu compasso através de uma vida de oração, com toda clareza conheceremos o Senhor e saberemos que Ele é Amor.

   Que Nossa Senhora a Doce Mãe de Deus interceda por nós a cada momento para vivermos como verdadeiros seguidores do seu Filho.

   Deus abençoe a todos!

   Mons. José André, CDMD
        @padrejoseandre1

Permanecer na comunhão

  “Filhinhos, não amemos somente  com palavras e de boca, mas com ações e de verdade!” (I Jo 3,18)

  Amados irmãos e irmãs, Deus é comunhão de Amor; e Nele devemos progredir como verdadeiros cristãos, buscando a cada dia com muito afinco, viver a perfeição em Deus. Todos nós sabemos que progredir na vontade de Deus não é uma tarefa tão fácil; exige tudo de nós. Todavia, a Graça de Deus estará sempre presente em nossa vida para que esta ação concreta de progresso e perseverança se realize. Como filhos e filhas de Deus, podemos contar sempre com a força do Seu Amor.

  Em um mundo marcado por tantas discórdias e intrigas, os cristãos devem ser como luzes que ilumina  a todos com a Luz do Amor e do perdão. O grande problema é que muitas vezes devido ao pecado, somos levados a utilizar a mesma espécie de costumes que o mundo impõe.  Mas Jesus fala ao nosso coração: “Entre vós não deve ser assim” Mt 20,26. Precisamos como verdadeiros seguidores de Cristo “fazer diferente”;  pois só deste modo, a maledicência existente em muitos corações perderá o seu vigor.

   “Viver em comunhão” determina em nós novos costumes: “o acolher”, “ir ao encontro do outro” e o saber “perdoar” deve fazer parte da nossa prática habitual. Quando São Paulo se converteu ao Evangelho, ele sofreu com a desconfiança dos discípulos de Jesus, pois os mesmos não acreditavam que Paulo tivesse sido transformado At 9,26. Quantas vezes escutamos pessoas nos dizendo algo parecido: que não foram bem acolhidos na Igreja, ou que foram expulsas do convívio eclesial, isso tudo vai contra ao desejo de Jesus de salvar a todos.

  Que possamos voltar para o Senhor Ressuscitado e assim mudar o nosso jeito de proceder; buscando a cada dia viver de maneira radical o Santo Evangelho.  Permanecendo deste modo, em comunhão com Deus e os irmãos. “Ai está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração”. (I Jo 3,19)

  Que Nossa Senhora a Mãe da Igreja rogue a Jesus por nós!

  Deus abençoe a todos!
  Mons. José André, CDMD
       @padrejoseandre1

                                                                                     
  Eis o tempo de conversão!

  Queridos irmãos e irmãs, estamos na Quaresma. Tempo de preparação para celebrarmos a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, e assim desta forma viver como um “ressuscitado” no mundo, tendo em vista a nossa Páscoa definitiva.

  Somos convidados por Deus a nos convertemos ao Santo Evangelho, procurando agradá-Lo com verdadeiros frutos de conversão. Não é algo tão fácil.   Precisamos contar com a Sua Graça e também fazer todo esforço possível para voltarmos ao Senhor, e crescermos em santidade.

  Neste período quaresmal, a Igreja no Brasil realiza a Campanha da Fraternidade com um tema especifico para vivermos como verdadeiros cristãos no meio da sociedade. O tema deste ano é: “Fraternidade e Saúde Pública”, e o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra” Ecle 38,8.

  Precisamos como cristãos católicos, denunciar todos os desmandes e abusos dos gestores públicos, e de profissionais da saúde em relação ao serviço da saúde pública no Brasil. E anunciar que é possível que esta assistência pública pode ser mais abrangente, e de qualidade se formos verdadeiramente fraternos.  Desta forma testemunharemos a Fé em Cristo Jesus que veio ao mundo para que todos tenham vida plena.

  Cada um aproveite bem este tempo intenso de oração e fraternidade; buscando assim  uma verdadeira renovação de vida.  Que a Mãe de Jesus interceda por nós neste tempo favorável de salvação.

  Deus abençoe a todos! Uma feliz caminhada quaresmal!

  Mons. José André, CDMD
      @padrejoseandre1


Compaixão com o próximo

  “E Ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se”( Mc 1,30)
      
  Em um mundo marcado por tanto egoísmo e indiferença ao sofrimento alheio, temos em Jesus Cristo um grande exemplo de sensibilidade e compaixão com a dor do outro.  Ele vem ao encontro daquele que necessita, e acolhe a quem está fraco e doente. Em muitos momentos do Evangelho percebemos esta ação cheia de amor e Misericórdia da parte de Deus, que traz forte alento ao enfermo.
 
  Podemos agir assim como Jesus! Deixando o comodismo de lado, para ir ao encontro do outro, sobretudo daquele que está à margem da vida, carecido de uma mão amiga. A Caridade de Deus nos leva a viver a experiência do se fazer presente na vida do outro, como um verdadeiro auxílio, e se isso for realizado, acontecerá um grande milagre. Uma das maiores dores de quem estar doente é a solidão. Ea cura acontece através da solidariedade de quem tem compaixão.
  
  O Deus solidário desceu do céu e se encarnou para viver entre nós.  Tocando-nos com a sua mão, nos en  chendo de paz, retirando a humanidade do isolamento dolorido.  Jesus sempre traz o homem machucado pelas dores ao centro da vida; pois sabemos que Ele mesmo sentiu na Cruz tamanha dor de sentir-se só, sem a companhia das pessoas mais amadas. Por isso podemos dizer que o Cordeiro de Deus, assumiu na Cruz a dor da solidão. E que unido a Ele o sofrimento é acalentado e suportado.

  Que esta proximidade de um Deus tão humano nos alimente, trazendo ao nosso coração pequeno, a compaixão do “bom samaritano”. Quem é o meu próximo? A quem preciso visitar nesta semana para levar com a minha presença a Pessoa de Cristo que é o médico das almas?

  Que Nossa Senhora da Saúde, interceda por nós e nos faça propagadores de um Deus rico em compaixão.

  Deus abençoe a todos! 

  Mons. José André, CDMD
       @padrejoseandre1


Me faz Profeta!

  “Farei surgir para eles, do meio de seus irmãos, um profeta semelhante a ti. Porei em sua boca as minhas Palavras e ele lhes comunicará tudo o que eu mandar” Dt 18,18
    
  Amados irmãos e irmãs, somos pelo Batismo um povo profético; recebemos de Deus este Múnus para ser colocado em comum. Graça prometida por Deus no Antigo Testamento, e em Cristo realizada em nós. Esta dádiva Divina que recebemos não pode ser em vão. Precisamos pois,   suplicar de Deus a força para  sermos  profetas;  tendo como grande modelo Jesus, o Verbo de Deus. Nele encontramos a plena coerência, pois de sua boca só saía Palavra de Eternidade.

  “Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da lei” Mc 1,22
  O mundo está cansado de tagarelas sem conteúdo, ou seja, sem exemplo para transmitir.  Por isso, devemos pedir a Graça de sermos coerentes com a palavra de Cristo que anunciamos. O testemunho silencioso, fala mais do que qualquer palavra dita, mas quando isso vem junto, (Palavra e ação), acontece algo extraordinário, capaz de transformar os corações mais endurecidos. É só lembrar, dos primeiros Cristãos que pregavam com a vida o Evangelho de Jesus, e que por meio da Palavra anunciada e o testemunho de amor, criavam novas comunidades fundamentadas na Fé.
    
  Supliquemos de Deus este dom para nós como Igreja: “Me faz Profeta Senhor”!   Profeta da verdade, capaz de viver sem medo a Fé, de acordo com o estado de vida no qual nos encontramos. “Somos embaixadores de Cristo!”
    
  Termino, pegando uma palavra de um grande profeta e pastor da Igreja que soube viver de acordo com a sua Fé: “Na criação, Deus Criador mandou as plantas que cada uma produzisse fruto conforme sua espécie. Do mesmo modo, ele ordenou aos cristãos, plantas vivas de sua Igreja, que produzissem frutos de devoção, cada qual de acordo com sua categoria, estado e vocação” São Francisco de Sales.
  
  Que Nossa Senhora, a Doce Mãe de Deus, interceda a Jesus para que produzamos este fruto que Ele mesmo espera de cada um de nós.
             
  Deus abençoe a todos!

  Mons. José André CDMD
      @padrejoseandre1


 Evangelizar!
        
   Amados irmãos e irmãs, nesses dias aqui na França, tenho percebido, com muita clareza, a ação Divina na vida de cada homem e mulher que conheci neste país. A insistência de um Deus que ama a todos com amor grandioso e eterno. Pois o Senhor se lembra sempre da aliança feita com o Seu próprio sangue na Cruz, que redimiu assim, a humanidade.
  
    Tenho visto na vida de alguns cristãos Franceses um amor testemunhal, capaz de enfrentar os mais duros embates em favor da fé, levantando a bandeira de Cristo em lugares hostis ao Santo Evangelho. Contemplo também, a força do Amor de Deus pelas vidas doadas dos nossos irmãos e irmãs missionários da Comunidade Doce Mãe de Deus, como verdadeiras testemunhas, têm contribuído para que Jesus seja conhecido por todos.
   
    Observando tudo isso, digo com júbilo de alma: Vale a pena ser um evangelizador! Ser capaz de entregar toda vida a Cristo por amor a Igreja. Nós que tivemos a graça de conhecê-Lo e experimentar Seu Divino Amor, devemos oferecer de graça a nossa vida pelo Reino. Não podemos limitar em nós este grande Amor manifestado na Cruz. Ainda existem populações inteiras que não tiveram a chance de conhecer quem é Jesus e outras que deixaram de se encantar com Sua mensagem. Convido a todos os corações generosos a se colocarem diante do Bom Pastor e perguntar em oração: O que posso fazer pelo Teu Reino, Senhor? Como posso contribuir para que Teu Nome seja exaltado?

  Precisamos evangelizar! Com a nossa voz e atitudes coerentes ao Evangelho, transmitindo com amor e simplicidade a Palavra forte do Mestre e buscando, sobretudo a comunhão tão querida por Deus. Deste modo, muitos chegarão a Cristo pelo nosso testemunho e vivenciarão a alegria de ser de Deus pertencendo a Igreja.

  Que a Virgem de Lourdes e os Santos desta terra francesa, intercedam por nós, para que se manifeste a gratuidade de Deus em nossas vidas. Que cresça em nós o amor a Cristo e a sua Igreja.

  Deus abençoe a todos!

  Mons. José André CDMD
     @padrejoseandre1


Reino de Amor

  Deus é Amor! E quem ama permanece em Deus e vive Nele, testemunha um Reino que não é deste mundo, mas que surge e vem ao nosso encontro, a partir do coração misericordioso Dele mesmo. Na força deste grande amor, somos chamados a viver e anunciar este Reino com ousadia, e com isso, realizar uma verdadeira revolução no meio da sociedade, que suscitará um povo novo, fundamentado na Caridade capaz de “amar sem medidas” a Cristo e aos irmãos.
       
  O mundo atual precisa deste Reino de Deus, pois a carência de Amor é algo presente em muitos corações. É bom lembrar que um dia, São Francisco de Assis chorava copiosamente e um dos seus irmãos perguntava por que tanta tristeza, ele respondeu bastante comovido: “O Amor não é amado!”. Hoje nos deparamos com esta situação de total indiferença ao amor de Deus e consequentemente de amor aos irmãos, no entanto, não podemos perder a Esperança diante dessas realidades violentas em relação a Deus e a Sua mensagem. Muito pelo contrário devemos com toda alegria anunciar este Reino, pois o Amor é a força mais forte capaz de gerar vida onde estar morto!

  Portanto, louvemos a Deus pelo seu Reinado, e agradeçamos por que fazemos parte deste Reino Eterno. Cristo é o nosso Rei! Que o nosso seguimento a Cristo seja renovado para que com alegria possamos servir a Deus e continuar a nossa missão.

  Que nesta semana, com a ajuda e a intercessão Materna da Mãe Rainha, possamos em cada momento pedir em oração, por nossas vidas e por nossas famílias: “Venha a nós o vosso Reino Senhor!” E certamente algo novo vai surgir em nós.

  Deus abençoe a todos!

  Mons. José André CDMD
     @padrejoseandre1


Vida em oração

  Amados irmãos e irmãs, pela força do amor de Deus somos conduzidos por Sua mão poderosa à terra prometida. E Ele nos protege com carinho e cuidado, para não nos desviarmos deste santo caminho de cruz, o qual nos conduz ao céu. Portanto, precisamos confiar em Seu infinito amor para termos a mesma sorte dos santos e assim, gozar das alegrias do céu eternamente.

Experimentamos a força do amor de Deus em nossa caminhada todas as vezes que abrimos o coração para Ele e isso acontece, sobretudo quando colocamos a nossa vida em oração. Jesus orava ao Pai com freqüência. Encontramos vários relatos no Evangelho onde isso ocorre e desta intimidade com o Pai vinha a força Divina, que alimentava a Sua humanidade para fazer com prazer a vontade de Deus.

  Cristo é o nosso referencial de vida de oração e unido a Ele somos constantes na fé. Sem esta unidade com Cristo não chegaremos a lugar nenhum, cairemos no cansaço de uma vida sem sentido. Muitas vezes reflito sobre uma frase que o Diácono Welligton costuma dizer em suas homilias: “Para seguir Jesus precisamos de disciplina”. Em outras palavras, precisamos de perseverança e, deste modo, fazer todo esforço possível para estar em unidade com o Senhor. Renunciando a tudo que nos afasta desta vida de oração e permitindo que Deus realize em nossa vida o impossível.

  No próximo ano teremos uma graça bem especial, que com certeza, nos ajudará a mantermos com fidelidade, as lamparinas acesas da oração. Esta graça é o caderno de oração pessoal intitulado “Meu encontro”, que foi inspirado pelo Fundador e Moderador Geral da Comunidade Doce Mãe de Deus, Inaldo Alexandre da Silva.  Este caderno é um valioso subsídio no qual encontraremos inspiração através da Palavra de Deus e de frases de Inaldo, que é um grande exemplo de vida em oração, não somente para nós como Comunidade Doce Mãe de Deus, mas também para tantos que começaram a Seguir Jesus através de suas pregações.

  Que a partir de hoje meu irmão e minha irmã, o seu coração se abra para esta graça de estar unido em oração a Deus. E Que Nossa Senhora, Modelo de Vida e Oração, interceda por nós para sermos sempre vigilantes.
            
  Deus abençoe a todos!

  Mons. José André CDMD
     @padrejoseandre1

Sede de Eternidade

  “Eu sei que o meu redentor está vivo e que por último, se levantará sobre o pó; e, depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne verei a Deus” Jó 19,26-27
  
  Amados irmãos e irmãs, o Deus da vida nos criou para a eternidade, logo temos em nós a potência da vida que nos faz buscar o que está acima de nossa pequenez, ou seja, o céu de Deus. Esta procura não é algo meramente humano, que se faz apenas usando a força de vontade, mas é, sobretudo, uma ação Divina de um Deus que se esvazia em busca do filho sedento de felicidade. Ele vem ao nosso encontro, como um Bom Pastor que se arrisca para salvar a ovelha perdida. E no Seu santo abraço, somos totalmente restaurados em Seu amor.
   
  Sentimos muitas vezes certa saudade que nos deixa angustiados, devido à sede de eternidade que existe em nós. Ao ponto do salmista proferir: “Ó Deus, tu és o meu Deus, desde a aurora te procuro. De ti tem sede a minha alma, anela por ti minha carne, como terra deserta, seca e sem água” (Sl 63,1). Temos sede de eternidade e esta necessidade somente será saciada quando voltarmos o nosso coração ao Puro e Sagrado Coração de Deus. Nele encontramos o pleno repouso que satisfaz todo o nosso desejo pela vida eterna.
  
  Tendo em vista esta realidade transcendental a quem somos chamados, devemos portanto, viver neste mundo cheio de esperança que não nos decepciona, “Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5). Vivendo deste modo, seremos bem aventurados, pois nada e ninguém irá retirar a nossa paz.

  “Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor” (Sl 26)

  Que Maria, a Cheia de Graça, interceda por nós em nossa caminhada rumo à casa do Pai.
                                  
  Deus abençoe a todos!
  Mons. José André CDMD
      @padrejoseandre1



Estilo De Vida
  Amados irmãos e irmãs, a sociedade em cada tempo e lugar de certo modo, impõe para nós modelos de comportamento, que na grande maioria das vezes, não convém a um Cristão. Isso vai do jeito de falar até o modo de se vestir. Infelizmente aquele que não consegue seguir o “modismo” acaba ficando para trás, tornando-se algo ultrapassado. Esses “modelos de vida” cada vez mais, vão sendo modificados de um modo muito mais rápido, prejudicando o homem a conhecer o seu verdadeiro EU e, consequentemente, afetando a construção de uma personalidade madura.

  “Somos o que somos diante de Deus” (São Francisco de Assis)
  
  Devemos entender que o nosso grande modelo de vida é Cristo, o Verbo encarnado. E Ele é apresentado para nós através do Evangelho como verdadeiro HUMANO, pela boca de Pilatos: “Eis o Homem”! (Jo 19,5). O que nós contemplamos, olhando para este homem desfigurado? Podemos afirmar sem medo: Apreciamos um homem totalmente livre, que se entrega por nós com amor. Diante de Jesus nos libertamos totalmente de toda escravidão que a “moda” produz e assim, encontramos o verdadeiro “EU”, que vai além do que as pessoas pensam de nós ou comentam.

  Os Santos são verdadeiros modelos de vida, porque assumiram o estilo “LIVRE” de viver de Jesus. Devemos com isso antes de tudo, seguir o exemplo dos santos desta terra, não sendo como eles, mas seguindo o exemplo que cada um transmitiu dentro do seu próprio contexto. Nunca esquecendo que o meu verdadeiro Eu se encontrará em Deus.

  Caríssimos, sejamos também modelo de vida, deixando que Cristo seja a Vida em nossa vida, só assim seremos exemplo de um caminho mais seguro que o próprio Deus nos deixou. Sobretudo aqueles que estão na frente como guias, pois podemos cair no risco da hipocrisia, que é algo abominável para Deus.
   
  Que Nossa Senhora, a Virgem Aparecida, que é Modelo de Santidade para nós, interceda por nós na nossa caminhada.
                          
  Deus abençoe a todos!
  
  Mons. José André CDMD
     @padrejoseandre1


Amar de Coração

  Deus é Amor! E quem ama de verdade permanece Nele e vive para Ele. A felicidade do homem obrigatoriamente, passa pelo caminho do amor e sem esta via, o ser humano se perde totalmente. Pois nascemos para amar de coração e isto nos diferencia de todas as criaturas. Esta força que recebemos do      Deus de Amor é capaz de transformar toda e qualquer situação, por pior que seja.
   
  Mas afinal o que é amor? A resposta, sem dúvida alguma, encontra-se na Pessoa de Jesus Cristo, que nos amou e entregou-se por nós no madeiro. Por conseguinte, amar é se entregar totalmente. É dar a vida para que o outro viva. E esta atitude que nos humaniza, é bem concreta, passando todos os dias pelo simples da vida e continua desaguando em uma vida de oferta e oblação. Esta ação só será verdadeira, se estivermos em comunhão com Aquele que salvou o mundo pela Sua paixão.

  “O Amor é Paciente, e prestativo, não tem inveja, não se ostenta e não se incha de orgulho.” (1 Cor 13,4).

  Esta Palavra até hoje nos inspira, assim como inspirou a vida de Santo Agostinho, ao ponto dele propagar “Ame e faça tudo!” Tudo no amor e pelo amor. Talvez você saiba disso, todavia o agir exige de nós um bom combate contra os nossos impulsos, que nos leva ao ódio e ao ressentimento. Eu já disse e volto a dizer, é um grande escândalo irmãos que rezam o Pai Nosso se odiarem e, conseqüentemente, se afastarem. Jesus nos diz “Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda e o guarda te jogará na cadeia.” (Lc 12, 58).
          
  Amados irmãos e irmãs, Deus é o nosso Justo Juiz e o seu julgamento é justo e cheio de misericórdia, no entanto precisamos compreender que o nosso coração foi feito para amar.
    
  Que o bom Deus nos conceda a força do amor e que nossa Senhora, a Doce Mãe de Deus interceda por nós.
                
  Deus abençoe a todos!
                                      
  Mons. José André CDMD
     @padrejoseandre1


Repletos de Esperança

  Tudo está nas mãos de Deus, tudo é Dele e para Ele.
          
  Olhando para este mundo, às vezes temos a impressão que Deus perdeu completamente o controle da situação, mas contemplando os santos que habitam nesta terra, percebemos que a poderosa mão do Senhor continua agindo com poder salvador. O seu Reino está presente em nosso meio e nada poderá impedir a vitória da vida, pois a morte já foi vencida na morte redentora de Cristo.

  Podemos então, proclamar: “Somos mais do que vencedores”, sobretudo porque somos de Deus e o Seu amor é fiel, perdurando para sempre. Portanto, a esperança deve fazer parte da nossa vida, até mesmo diante da crueldade e da morte presente neste mundo. A luz da esperança que nos ilumina, deve chegar aos recantos mais escuros da sociedade. Desta forma, não temos o direito de escondê-la.  Com toda a ousadia do Espírito devemos deixar que esta Luz de Cristo em nós, brilhe com toda a força.

  A Esperança surge primeiramente em nosso coração, a partir do nosso relacionamento com Cristo. Ela traz à nossa alma o otimismo e a força de viver em plenitude. Nós Cristãos devemos ser o povo mais feliz deste mundo. Se isso não estiver acontecendo é por que ainda não confiamos em Deus como deveríamos. “Ele tem o mundo em suas mãos” Pe. Zezinho SCJ, Neste sentido, tenhamos confiança em Cristo Jesus.

  Quando olho para a vida de Inaldo Alexandre, Moderador Geral da Comunidade Doce Mãe Deus, percebo esta força do alto que continua presente no meio de nós. Ele não se entrega nunca e isto é uma virtude de quem confia, entregando-se nas mãos de Deus. Convido todos a fazerem esta mesma experiência com o       Deus da Esperança e assim, lutar para que o lugar onde você se encontre aconteça o Reino de Deus.

  Que Nossa Senhora, a Mãe da Divina Esperança, Interceda por nós!
     
  Deus abençoe a todos!

  Mons. José André CDMD
      @padrejoseandre1
                                          




Fermento na massa

  Deus nos escolheu, desde todo sempre, para sermos fermento na massa, isto é, para sermos verdadeiras testemunhas de Cristo no meio da sociedade. Entretanto, isso não é uma tarefa tão fácil, requer de nós amor a Deus e a Sua missão. O Senhor Jesus nos dará Sua força e a inspiração que precisamos para anunciar o Seu Reino de amor a todos os povos.

  Muitas vezes, diante de situações de indiferença da fé e perseguições, podemos cair na tentação de esmorecer na missão, mas São Paulo nos ensina que “Tudo podemos naquele que nos dá força” Fl 4, 13. Portanto, não podemos ter medo de ser evangelho vivo no meio dos homens e nem podemos ficar trancados ou nos recantos deste mundo, vivendo de maneira medíocre a nossa fé. O Senhor Jesus nos pede para avançar. “Avança mais para o fundo e ali lançai vossas redes para a pesca” Lc 5,4. Obedeçamos à voz do Senhor e com certeza, o milagre irá acontecer em nossas vidas.

  A Igreja vive da missão e nós como batizados, devemos assumir esta realidade. Agradeço a Deus porque muitos grupos de nossa Igreja estão acordando para isso. Mas devemos ter sempre o cuidado de fazer missão unidos a Igreja, sem esta unidade a nossa missão perde a sua força evangelizadora. Divididos ficamos fracos, assim sendo, lutemos para que a comunhão seja sempre priorizada em nosso meio. “Todos que abraçavam a fé viviam unidos e possuíam tudo em comum” At 2,42. E o “Senhor acrescentava a seu número mais pessoas que seriam salvas” At 2, 47.
  A Eficácia da missão só acontecerá se vivermos como irmãos unidos a Cristo, mesmo muitas vezes distante fisicamente do outro, mas a oração nos dará esta comunhão espiritual de batizados, que é tão salutar.

  Lembremos sempre que não estamos sós! Deus está conosco, Ele está presente.
  
  Deus abençoe a todos e que a Virgem de Santo Rosário interceda por nossa missão.

  Mons. José André CDMD
    @padrejoseandre1


Saber administrar

  Amados irmãos e irmãs, Deus nos deu a vida para vivermos em plenitude e Ele deixou pessoas próximas de nós, para cuidarmos delas. Um filho, por exemplo, é uma grande dádiva de Deus, e aquele que recebe este presente tem, na gratuidade do amor, a obrigação de educá-lo para Deus.  Pois tudo é Dele e para Ele, somos apenas administradores que devem buscar, a cada momento, agir na fidelidade da fé.

  O grande pecado do ser humano é querer ser como Deus, mas “Quem como Deus!”.  Só Deus é Deus e ninguém pode fazer-se igual a Ele. No contexto atual da sociedade, a maioria das pessoas procura afastar-se do Criador, pensando que a Sua presença torna o homem cativo e infeliz. Entretanto, Deus enche de sentido a nossa vida, nos garante a felicidade perfeita e a liberdade interior, nos oferecendo sempre a Sua assistência para fazermos as escolhas certas, nos dando forças para realizá-las.

  Na força do amor, procuremos administrar a vida com sabedoria, suplicando sempre ao Pai das luzes, que ilumine a nossa inteligência. Saber administrar bem a própria vida é viver de acordo com o projeto que o Senhor sonhou para nós.

  “O Ciúme e a raiva abreviam os dias como a preocupação traz a velhice antes do tempo.” Ecle 30,26
 
  Queridos irmãos e irmãs, devemos sempre pensar que Deus nos colocou neste mundo para sermos felizes, e isso só acontecerá se fizermos as pessoas felizes com a nossa presença. Diante dos azedumes que a vida nos apresenta, o verdadeiro Cristão age de acordo com a sua fé, amando e perdoando sempre. O importante é não se entregar, insistir com afinco.
“Afugenta para longe de ti a tristeza. Ela já matou muitos e não traz proveito algum” Eclo 30,24-25

  Saibamos viver sendo fiéis administradores, devolvendo sempre a Deus o que por direito é Dele, ou seja, a nossa vida.

 Que Maria, a cheia de graça, interceda por cada um de nós para que esta alegria de Ser de Deus nunca acabe.

  Deus abençoe a todos!

  Mons. José André CDMD
    @padrejoseandre1                                                      


Um Deus Próximo

  “Mas despojou-se, assumindo a forma de escravo e tornando-se igual ao ser humano aparecendo como qualquer homem” (Fl 2,7)

  Como é bom proclamar a fidelidade de um Deus que desce do céu para nos salvar e anunciar um Messias tão esperado, mas não reconhecido pelos seus. Jesus, em sua infinita compaixão, assume a nossa condição penosa, para nos levar aos mais altos céus. O caminho que percorre é via de misericórdia e salvação, pois Ele desce até a mansão dos mortos para resgatar a humanidade adormecida no pecado e deste modo, nos chamar, não de longe, mas de perto.  E assim, falar ao nosso coração: “Segue-me!”.

  Jesus verdadeiramente surpreende a todos, principalmente em quem acredita que a perfeição é só cumprir a risca a lei, sem ter compaixão pelos mais fracos. Ele literalmente “suja as suas santas mãos” para nos resgatar, ou seja, se faz pecado sem pecar. Por isso, a sua mensagem não foi bem entendida pelos “legalistas”, que se esqueceram da maior lei que é a lei do amor.

  Como nos ensina São Paulo: “Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome” (FL 2,9). Jesus depois de sua descida ascende para o céu, levando consigo a nossa humanidade. Ele, como nos diz o Papa Bento XIV: “Acolhe todos os homens e, juntamente com eles, regressa para o Pai”. Louvemos a Deus amados irmãos e irmãs, pois Eterno é o seu amor por nós e na sua bondade infinita nos amou até o fim.

  Na nossa prática podemos rever muitas de nossas ações “puritanas” e suplicar do coração de Deus uma nova prática fundamentada na misericórdia de Jesus. Sendo assim, estaremos realizando com toda certeza a vontade de Deus, que não veio para os “justos e sim para os pecadores” (Mt 9,17). Aproximemo-nos dos mais necessitados de vida, não para condenar e sim, para salvar. Eis a nossa grande missão, sendo seguidor de Jesus, anunciar um Deus próximo e misericordioso que quer salvar a todos.

  Que Maria, a Cheia de Graça, rogue a Deus por nossa missão de salvação.

  Deus abençoe a todos!
 
  Mons. José André CDMD
    @padrejoseandre1                   


“Viver pra mim é Cristo”
  Amados irmãos e irmãs, todos nós buscamos a felicidade e nesta busca constante, podemos cair no risco de trilhar por caminhos tortuosos e ilusórios, mas em Cristo temos a real certeza e segurança de que Nele, nós a encontraremos. Como é bom saber que Cristo se deixa encontrar! E no Seu imenso amor por cada um de nós, somos envolvidos e aquecidos por esta felicidade plena.

  São Paulo em sua carta aos Filipenses , motivado por este imenso amor que ele encontrou em sua vida, nos diz que para ele o “viver é Cristo” e o “morrer é lucro”. A maturidade deste Apóstolo nos chama atenção, devido a sua convicção nutrida pela fé. Ele não é egoísta, pois pensa na salvação dos seus irmãos, mesmo afirmando o seu desejo de partir ao encontro definitivo com Jesus, que seria para ele libertação e descanso deste mundo, tendo em vista os inúmeros sofrimentos e privações que, por amor a Cristo, suportou. Mas o seu coração missionário ardia de desejo em anunciar o “Cristo Crucificado”, e formar desta maneira, comunidades fundamentadas em Cristo Jesus. Devemos sempre louvar a Deus pelos profetas, que são seduzidos pela Palavra Eterna e que são conduzidos pelo Espírito para anunciar a salvação. Nesses homens e mulheres encontramos o Cristo Amigo, que vem ao nosso encontro.

  Jesus continua agindo em nosso meio, Ele se deixa encontrar e espera com seus braços abertos por todos nós. Precisamos agir rápido e dar uma resposta generosa ao seu chamado, pois o tempo é breve e um dia esta oportunidade não será mais oferecida. Devemos cultivar esta amizade com o Senhor, através de uma vida de oração e desprendimento das coisas materiais, que tornam pesada a nossa alma. Só com esta intimidade entenderemos o sentido de nossa vida neste mundo e o lucro que será partir para casa do Pai.

  Que a força de Deus nos arranque daquilo que nos aprisiona. Somos em Cristo “Livres” e “Realizados”, não precisamos de mais nada. “Só Ele É e Basta”!

  Deus abençoe sua vida e que a Doce Mãe de Deus nos aponte o caminho que nos leva ao seu Filho Jesus.

  Mons. José André, CDMD
      @padrejoseandre1             

Religião do Perdão
  Quantas vezes devemos perdoar? Esta foi a pergunta que Pedro Apóstolo, fez a Jesus de Nazaré. A resposta do Mestre surpreendeu, não somente a Pedro, mas a todos nós seguidores de Cristo. “Setenta vezes sete” (Mt 18,22), que quer dizer SEMPRE. Esta afirmação de Cristo, com certeza, mexe com toda a nossa estrutura humana, pois muitas pessoas possuem uma dificuldade enorme de oferecer o perdão. Mas, em Jesus temos o real conhecimento de que, conceder o perdão é uma grande obrigação.

  “Um ser humano guarda raiva contra outro: como poderá pedir perdão dos seus pecados?” Eclo 28,3

  Caríssimos, somos da religião do perdão e não dá vingança. Contemplando o Evangelho de Jesus Cristo, percebemos esta grande novidade, que nos insere na vida Divina e que nos liberta de todo ódio e ressentimento. Jesus na cruz, diz ao Pai: “Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!” (Lc 23, 14). Como é profunda esta Palavra, que inspirou tantos santos a oferecerem o perdão, e que também, nos ilumina para vivermos de uma maneira mais sadia. Na força do perdão, a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo se destaca como luz, perante um mundo marcado por tantos sinais de violência e discórdias.

  Amados irmãos e irmãs, perdoar não é esquecer o mal que foi feito, mas superá-lo na força do amor. Esta grande força pode transformar o mundo, tornando-o mais humano e fraterno. Sei o quanto é difícil viver o perdão, no entanto, devemos fazer todo esforço possível em Deus, para agir de acordo com a Sua santa vontade. Perdoar de coração é um ato Divino, só unido a Cristo conseguiremos. Portanto, que o nosso “ato de fé” não nos afaste da Eucaristia, por não conseguirmos perdoar tal pessoa de coração, pelo contrário, na força da Palavra de Deus procuremos, rapidamente, a “reconciliação que é o brilho de nossa alma” como nos ensina Inaldo Alexandre, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Doce Mãe de Deus. Sem o alimento do céu nossa vida fica sem sentido e nossa alma desnutrida. Deste modo, procuremos o perdão.

  Tenho plena certeza que depois de nossa caminhada como peregrinos nesta terra, o Senhor nosso Deus, irá nos perguntar: “Onde está o teu irmão?” (Gn 4,9). Qual será a nossa resposta? Procuremos aquela que agrada o Senhor do Perdão. Reze nesta semana por todas as pessoas que precisam do teu perdão e deixemos Deus agir em nossas relações humanas.
Que a Doce Mãe interceda por nós!

  Deus abençoe.

  Mons. José André CDMD
    @padrejoseandre1   



Amor Fraterno

  “Não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o próximo está cumprindo a lei.” Rm 13, 8
 
  Amados irmãos e irmãs, fomos criados à imagem e semelhança de um Deus que é uno e trino, que é todo amor. Em nós, existe esta força imensa que é capaz de transformar todas as situações de trevas em luz. Em Cristo Jesus contemplamos esta força ilimitada do amor, que concede ao homem a salvação, mesmo sem ele merecer. Grande é este amor de Deus! Que nos envolve e fortalece e assim, nos garante a graça da felicidade.

  Portanto, cada um de nós munidos deste amor eterno, temos nesta terra, a grande missão de ser amor para todas as pessoas. E é bom entender isso, pois ser “Cristão é ser amor”, como nos diz um cântico conhecido da nossa Igreja. Também devemos compreender que, um dos grandes atos de amor é ser verdadeiro diante de Deus. Sobretudo, em nossas relações fraternas.

  A sinceridade é uma marca de um homem de fé, sem ela não temos como testemunhar a luz de Cristo para as pessoas. Em nossa vida fraterna, esta virtude deve sempre se fazer presente, mais ainda nos momentos difíceis, que normalmente a vida proporciona.

  “Se o teu irmão pecar contra a ti, vai corrigi-lo, mas em particular, as sós contigo!” Mt 18,15

  Na vida de uma família ou até mesmo entre amigos, não se deve passar a “mão na cabeça” de quem está no erro e não quer se corrigir, nem “fazer vista grossa” perante um filho ou um amigo, que quer permanecer no erro. A correção fraterna é sinal de interesse pelo outro, como também, sinal de amor e salvação. O próprio Jesus agiu desta forma diante dos pecadores, acolhendo-os, entretanto rejeitando totalmente o pecado.

  Amizade é diferente de cumplicidade, o verdadeiro amigo quer o bem do outro e não o seu mal. A correção fraterna nos garante relacionamentos construídos na verdade, ou seja, convivências mais sadias, que crescem fundamentadas no amor. Queiramos irmãos nos aproximar das pessoas que nos ajudem a ser amigos de Jesus, a viver uma vida de santidade, só deste modo, viveremos de uma maneira mais segura neste mundo.

  Que a Doce Mãe de Deus interceda por nossas amizades, e que o bom Deus nos faça pessoas mais fraternas.

  Deus abençoe a todos!

  Mons. José André CDMD
    @padrejoseandre1