sábado, 30 de junho de 2012

Viva São João! Viva São Pedro!




Nem mesmo o frio da Serra da Raiz impediu que paroquianos, serranos e visitantes se divertissem, em praça pública, na noite de ontem. A Comunidade Doce Mãe de Deus realizou o primeiro São João na Praça.  Este evento acontecia na Casa de Retiro São João da Cruz a qual era toda preparada para tal evento e acolhia mais de150 pessoas. Diante da reforma que a Casa está sofrendo e do desejo de alargar as fronteiras da Evangelização, a Comunidade Doce Mãe de Deus foi à praça da cidade realizar o Evento. Contando com a presença de mais de 300 pessoas, além dos transeuntes, prestigiando o Arraiá Doce Mãe de Deus, a noite foi repleta de muita alegria e forró cristão. Os evangelizadores da Comunidade Doce Mãe de Deus levaram à praça: danças,  músicas, apresentação teatral e a famosa atração regional - a quadrilha improvisada. Os membros desta Comunidade (Consagrados, Discípulos, Postulantes e membros da fase Emanuel) passaram a noite evangelizando em toda a praça. Atrairam as pessoas ainda com lanchonete, "Acerte a latinha" e a divertida brincadeira da Cadeia. Todos os que estavam no local rezaram e agradeceram a Deus pela oportunidade de estarem ali com seus familiares se divertindo de forma cristã.


São Pedro e São Paulo

Bispo Diocesano de Guarabira-PB
Secretário da CNBB Regional Nordeste 2



Artigo
O dia 29 de junho é o dia da solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo, colunas da Igreja, que no Brasil é transferida para o domingo seguinte, quando esse dia ocorrer durante a semana, para que todos possam participar da celebração eucarística. O domingo é “Dia do Senhor ressuscitado”, do qual os apóstolos foram testemunhas qualificadas da ressurreição de Jesus Cristo; domingo também é dia de ouvir a Palavra de Deus e de celebrar a Eucaristia, transmitidas a todos pelos apóstolos, e de professar a fé que nos reúne na mesma Igreja fundada sobre o testemunho apostólico. Nesta solenidade, somos convidados a louvar a Deus pela vida e a missão de São Pedro e São Paulo. Duas figuras tão diferentes, que, no entanto se uniram no testemunho de Cristo até a morte. Pedro, o homem volúvel e frágil, mas ao mesmo tempo decidido, recebe uma atenção especial de Cristo.  Homem corajoso, que confessa sua fé em Cristo, disposto a acompanhá-lo em sua paixão, caminha sobre as águas, quer defender o seu Mestre, mas ao mesmo tempo tão frágil a ponto de trair o seu Mestre, negando conhecê-lo, por três vezes. Mas é sobre esta fragilidade fundamentada na fé que Cristo edifica sua Igreja. Paulo, homem zeloso, que passou de perseguidor da Igreja a apóstolo totalmente dedicado à pregação do Evangelho. Temperamento forte e difícil, mas cresce no amor de Cristo, a ponto de poder dizer: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”. 
A Solenidade de Pedro e Paulo nos dá ocasião para aprofundar o nosso amor à Igreja e a nossa missão aos povos. Em ambos vemos a nossa missão de discípulos missionários. Eles se doam totalmente à causa da Igreja. A esta mesma vocação somos todos chamados. Importa confiar no Senhor, buscando n’Ele a sua força. Então ainda hoje Deus há de intervir e guiar a Igreja. A nossa fé em Jesus Cristo passa pelos Apóstolos, passa pela Igreja. Cremos numa Igreja una, santa, católica e apostólica. Se Pedro é a coluna da unidade da Igreja e da comunhão na mesma fé, Paulo representa a dimensão missionária da Igreja, enviada para o meio dos povos para lhes comunicar sem cessar o Evangelho. “Ai de mim, se eu não evangelizar!”. 
Por ocasião desta Solenidade, celebramos o Dia do Papa. Unidos ao atual Sucessor de Pedro, o Papa Bento XVI, a exemplo dos primeiros cristãos que estavam unidos a Pedro, em oração, de modo especial, no momento em que ele mais sofria. “A Igreja rezava continuamente a Deus por ele” (At 12,5). Hoje, também, somos convidados a permanecer unidos ao Santo Padre, rezando por ele. Como sinal de comunhão e de partilha, oferecemos, nas missas da Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, o Óbolo de São Pedro, oferta a ser enviada ao Papa para atender às necessidades da Igreja no mundo inteiro. Em Roma, solenidade comemorada mesmo no dia 29 de junho, onde Pedro e Paulo deram a vida por Cristo e são patronos da cidade, o Papa entrega o pálio aos novos arcebispos do mundo inteiro, isto é, um pano de lã branca confeccionado com a lã de cordeiros, adornado com seis cruzes e três cravos, símbolo da Paixão. O simbolismo da lã pura sobre os ombros recorda o Bom Pastor que leva as ovelhas consigo, e as cruzes bordadas em lã lembram as chagas de Cristo e sua Paixão salvadora. 

Revigoremos nossa vida cristã no testemunho no testemunho apostólico para realizarmos hoje a missão que Jesus confiou a eles e também a nós. Sigamos o exemplo destes dois Apóstolos que nos deram as primícias da fé.
Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena 
 Bispo de Guarabira(PB)

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Vem aí em nossa Paróquia: A Semana do Dízimo!
 
Abra a porta de sua casa e acolha um missionário!

(Em breve mais informações)

domingo, 24 de junho de 2012

Dez anos de diaconato do Monsenhor José André

Hoje celebramos, com grande alegria, dez anos da ordenação diaconal do nosso querido Monsenhor José André.
Agradecemos a Deus pelo testemunho de amor que este irmão tem ao reino nestas terras de missão do brejo paraibano. Hoje somos privilegiados pela presença de um sacerdote apaixonado por seu ministério, pela eucaristia, pelo povo, pela missão. Um homem que deseja ser configurado a Cristo diariamente e que testemunha o seu lema de ordenação: Pela força do seu amor, amar e servir. 
Toda a Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim lhe agradece por seu sim dado a Deus.                                                                                                                                                                                                           
                                                                                                          Parabéns Mons. José André !