quarta-feira, 13 de julho de 2011

Presidente da CNBB destaca importância dos meios de comunicação para a evangelização (fonte: cnbb.org.br)

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno Assis, destacou a importância dos meios de comunicação para a evangelização na abertura do 1º Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil, aberto na noite desta terça-feira, 12, no Centro de Formação Sumaré, no Rio de Janeiro.
SecobbDDamasceno1A Igreja, consciente da força e do alcance destes meios [de comunicação], os tem como indispensáveis aliados no anúncio da Boa Nova”, disse dom Damasceno. “A Igreja reconhece que nestes meios está a ‘versão moderna e eficaz do púlpito’, como nos asseverou o papa Paulo VI (EN 45), por isso, não mede esforço para se fazer presente em todos eles”, acrescentou o cardeal.
O seminário foi aberto às 19h30 pelo arcebispo do Rio de Janeiro e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta. Ele agradeceu a presença dos bispos presentes e ressaltou a importância desta iniciativa da CNBB, juntamente com o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e apoio da arquidiocese do Rio.
O presidente do Pontifício Conselho, dom Claudio Maria Celli lembrou a importância da comunicação no ministério episcopal. “Ao iniciar este seminário de comunicação desejo sublinhar a importância da comunicação do ministério dos bispos e de sua transversalidade em relação à pastoral da Igreja”, disse. “É imperativo superar uma visão meramente instrumental dos meios de comunicação”, acrescentouSecobbCell1
Segundo dom Celli, as novas tecnologias vão criando novas formas de socializar e novas linguagens e novas formas de relacionar-se entre as pessoas “e ao mesmo abrem horizontes e desafios à tarefa evangelizadora de cada um dos batizados”.
O Seminário prossegue amanhã com missa às 7h, presidida por dom Celli. Em seguida, o professor da Universidade Federal do Paraná, Elson Faxina, faz a conferência “Processos e meios, uma introdução ao fenômeno da Comunicação”. Ainda pela manhã, o professor da ECA/USP, Mauro Wilton de Souza, profere a conferência “Evolução dos modelos da comunicação e a construção de sentidos”.
Leia, abaixo, a íntegra do pronunciamento do presidente da CNBB na abertura do Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário