sexta-feira, 8 de junho de 2012

Comemorações do mês de junho



Bispo Diocesano de Guarabira-PB
Secretário da CNBB Regional Nordeste 2




Terminado o tempo pascal com a Solenidade de Pentecostes, iniciamos o mês de Junho reiniciando o tempo comum. A vida renasce na Páscoa e, fecundada pelo Espírito de Pentecostes, desenvolve-se através do Tempo Comum. A Igreja vive o espírito do mistério pascal através dos domingos durante o ano. A cada oitavo dia, a Igreja celebra a Páscoa; é a Páscoa semanal.
Em particular, neste mês, comemoramos a Santíssima Trindade (dia 3) com o objetivo de mergulharmos neste mistério central de nossa fé. Um só Deus em três pessoas: Deus é um só, uma Essência eterna, infinita, onipotente, imutável. A Solenidade da Santíssima Trindade nos convida a viver e agir em comunidade. A Trindade é modelo de perfeição e de comunidade. Diante do mistério do Deus Uno e Trino não nos resta senão adorar e dizer: “Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo”.
A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (dia 7), dia santo de guarda e feriado, é celebrada na quinta-feira depois da Solenidade da Santíssima Trindade, comemorando a presença de Cristo em sua Igreja como “Sacrifício Eucarístico de seu Corpo e Sangue, memorial de sua Morte e Ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que Cristo nos é comunicado em alimento, o espírito é repleto de graça e nos é dado o penhor da futura glória” (SC, 47). Em cada Missa é exclamado: “Eis o mistério da fé!”. A Eucaristia celebra toda a fé cristã, todo o mistério de Cristo e da Igreja.
No dia 9 de junho comemoramos também, o Bem-aventurado José de Anchieta, apóstolo do Brasil, como missionário que viveu entre nós.
Na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus (dia 15), a Igreja celebra as ações de Jesus Cristo, repletas de amor e misericórdia, simbolizadas por seu coração. O amor de Deus se encarnou, em Jesus Cristo, que passou por este mundo fazendo o bem. Nesta solenidade celebramos o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero. Que todos os sacerdotes estejam no Coração que os amou até o fim.
A Solenidade do Nascimento de São João Batista (dia 24) o mostra como o maior entre os nascidos de mulher, o único dos profetas que mostrou o Cordeiro redentor, o Batista que batizou o autor do Batismo e o mártir que deu o verdadeiro testemunho de Cristo. Que seu exemplo nos estimule a cumprir a nossa missão, sem jamais pretender ser o que não somos.
A Solenidade de São Pedro e São Paulo (dia 29), santos apóstolos, duas colunas da Igreja, que no Brasil foi transferida para o domingo, nos dá ocasião para aprofundar o nosso amor à Igreja e a nossa missão aos povos. Em ambos vemos a nossa missão de discípulos missionários e anunciadores do Evangelho para os povos, fundadores de comunidades cristãs e testemunhas de Cristo até o martírio. Dia do Papa. Rezemos pelo Bispo de Roma e todos os pastores da Igreja. Que todas as comemorações no mês de junho alimentem ainda mais a nossa fé e o nosso testemunho no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário